Este relatório apresenta a experiência vivenciada durante o período de prática em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Fátima de Oliveira, localizada em Rolim de Moura (RO). O estágio ocorreu entre 2 de abril e 6 de maio de 2025, totalizando 90 horas de atividades, com o objetivo de vivenciar a rotina escolar, conhecer diferentes estratégias de ensino e refletir sobre a função do professor no processo de aprendizagem. Desde o início, o contato com a professora responsável se destacou pelo acolhimento e tranquilidade, reduzindo a insegurança frente à regência e servindo como referência pela atenção individualizada e domínio da sala. Nos primeiros momentos de condução das aulas, foram percebidos sentimentos de ansiedade, receio de não atender às expectativas e autocrítica exagerada; entretanto, com o apoio recebido, a confiança aumentou e a inserção na rotina escolar se tornou possível, evidenciando que o estágio é oportunidade de aprendizagem tanto com erros quanto com acertos. Durante a regência, foram enfrentados desafios como organizar o comportamento de turmas agitadas e lidar com crianças desinteressadas ou com dificuldades, superados por meio de recursos variados, como jogos, músicas, vídeos, contagem de frutas, atividades com massinha e receitas ilustradas, sempre com o objetivo de tornar o aprendizado leve, próximo da realidade dos alunos, sem punições ou constrangimentos. Um episódio marcante envolveu um aluno que, em momento de raiva, derrubou uma mesa, provocando reflexões sobre a escolha profissional, mas também fortalecendo o compromisso com a área da educação, demonstrando que desafios fazem parte da prática docente e exigem paciência, firmeza e empatia. Ao longo das atividades, observou-se maior participação e envolvimento dos estudantes, que se mostraram mais confiantes, valorizados e alegres com o processo de aprendizagem; ao final, as despedidas emocionadas reforçaram a certeza de estar no caminho adequado. Outro aspecto relevante foi acompanhar a forma como a professora conduzia reuniões com as famílias, promovendo escuta atenta e diálogo respeitoso, o que evidenciou que a educação se torna mais efetiva quando há cooperação entre escola e comunidade. As práticas também foram apoiadas em autores que destacam a importância do acompanhamento de profissionais experientes e o papel das emoções na construção do conhecimento, ressaltando a relevância de um ambiente acolhedor e afetivo para o sucesso escolar. Conclui-se que o estágio constituiu experiência transformadora e enriquecedora, permitindo compreender a necessidade de adaptar estratégias ao ritmo de cada aluno, valorizar suas particularidades e manter sensibilidade no processo de ensino, reforçando que ser professor exige dedicação, paciência e compromisso ético com a educação.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO